pesquisar 
registar 

Perguntas Frequente (FAQs)


O que são os pellets?

O pellets é um combustível normalizado, Universal, constituído por madeira, contendo valores restritos de humidade, resíduos, resina e água. Existem institutos que verificam esses teores, atribuindo o nível qualidade dos pellets.



O seu funcionamento é prático?

Sim. Graças ao acendimento automático, basta premir um botão para iniciar a ignição da lenha, tem chama ao fim de três minutos. Acabaram as desculpas para não acender a lareira, é o fim da fadiga das pinhas, acendalhas, papéis para pegar fogo. Se quiser pode optar pela programação de acendimento.



Este aquecimento é ecológico?

Sim. Devido ás reduzidas emissões de partículas e dióxido de carbono e há queima completa do combustível sem resíduos significativos. Em alguns países os aparelhos a pellets já estão isentos de testes de poluição por ser considerada mínima. Para o fabrico de pellets só são utilizados restos de madeira, não implicando por isso o abate directo de qualquer árvore.



Qual a diferença entre a lenha tradicional e os pellets?

Os pellets são um combustível que resulta do aproveitamento de restos de madeiras de fabricantes de móveis, logo a madeira é de grande qualidade calorífica. No seu fabrico, a madeira é macerada, prensada e comprimida, perdendo àgua e resinas, responsáveis pelos cheiros e má combustão da lenha no formato convencional.



Será que este sistema é seguro?

Sim. Um conjunto de três termóstatos de segurança mais um vacuostato conferem uma protecção total contra qualquer imprevisto.



Como pode funcionar?

PODE FUNCIONAR COMO AQUECIMENTO CENTRAL 
Permite a instalação de um sistema de radiadores de água, funcionando como lareira e caldeira de aquecimento central (a fórmula económica e funcional de manter uma temperatura estável em todas as divisões da habitação).



Como é feita a regulação da temperatura?

TEMPERATURA REGULÁVEL POR TERMÓSTATO 
Um termóstato ambiente faz a leitura da zona onde está instalado, enviando a informação para o recuperador a pellets que vai fazer com que a queda de pellets seja reduzida ou aumentada, reduzindo ou aumentando asssim a potência.
Desta forma, uma vez escolhida a temperatura (por exemplo 22ºC) o recuperador vai aumentar ou diminuir a chama em função desta temperatura.



Como se acende um recuperador de calor a pellets?

ACENDIMENTO AUTOMÁTICO E PROGRAMÁVEL 
Pode deixar programada a hora de acendimento do recuperador de calor a pellets, de forma a que quando chegar a casa já tenha o ambiente climatizado de acordo com a sua preferência.



Qual a capacidade dos recuperadores de calor?

Nenhum sistema de aquecimento por ventilação (convecção de ar quente) permite aquecer uma área semelhante (180 m2). Serve para aquecer muito mais que uma simples sala, graças a uma capacidade de recuperação de calor de cerca de 90%, uma lareira aberta só aproveita 15%.



Quais as vantagens dos recuperadores de calor a pellets?

ACABARAM OS PROBLEMAS DE FUMO DENTRO DE CASA, E DO CHEIRO A FUMO NA ROUPA
Resolução dos problemas de fumos e cheiros para lareiras e recuperadores de calor já existentes já que a combustão é completa. 

FINALMENTE PODE TER A LAREIRA QUE TANTO DESEJOU 
Não necessita de chaminé. Pode ser instalado em qualquer apartamento, moradia ou espaço comercial, bastando um pequeno orifício de 80 mm para o exterior por onde sai o resultante da combustão (uma grama/hora de dióxido de carbono).



Quais as vantagens económicas e funcionais dos pellets?

  1. O aspecto principal é sem dúvida a sua funcionalidade, pelo sentido prático que proporciona o manuseamento e armazenamento. Apresentados em sacos estanques de 15 kg, podem ser guardados em casa, sem lixos nem resíduos, garantindo um fácil transporte. O armazenamento pode ser feito em áreas muito reduzidas, bastando empilhar os sacos necessários para um Inverno.
  2. Acendem rapidamente (em recuperadores automáticos) e deixam poucos resíduos de cinzas, o que facilita a limpeza, que pode ser inclusive feita através de um aspirador (as cinzas não deixam cheiro).
  3. O menor consumo face à madeira, o custo inferior quando comparado com o gás, diesel e electricidade, permite uma poupança considerável no aquecimento seja periférico ou central. 
  4. Permite o conforto e beleza da madeira com uma combustão mais limpa, eficaz e com maior aproveitamento calórico. 
  5. Baixo custo dos pellets de primeira qualidade. Vendido em sacos de 15kg, a 3,40€ já com IVA incluído, o que reflecte um custo por quilograma de aproximadamente 0,22 €.